O quê é Goji Berry e, para quê serve ?

O Goji berry é a nova onda do momento para as pessoas que desejam emagrecer. Tida como fruta milagrosa é considerada uma ótima coadjuvante nos processos de perda de peso.

Quem precisa emagrecer está sempre antenado com os últimos produtos do momento, seja no quesito alimentar ou ainda remédios e elementos que possam auxiliar a perder as gorduras.

Existem inúmeros alimentos que ajudam a perder peso e dentre esses a fruta Goji Berry que é originária do Tibet e está com tudo aqui pelo ocidente. O nome científico da planta é Lycium barbarum e já é utilizada na China como poderoso antibiótico natural.

O principal diferencial da fruta é a grande quantidade de Vitamina C que possui, chegando a níveis ainda maiores que muitas frutas cítricas. Além de ser um ótimo protetor contra gripes e resfriados, essa vitamina é um potencializador do sistema imunológico, prevenindo contra muitas outras doenças.

Como todos sabem, comer apenas um tipo de alimento com o intuito de emagrecer, pode ser extremamente prejudicial à saúde, por isso o consumo de qualquer produto deve fazer parte de uma dieta balanceada que contenha todos os tipos de alimentos.

Os processos de emagrecimento podem ser muito danosos quando apenas dietas restritivas promovem a diminuição do peso. O organismo acaba se acostumando com a falta de alguns elementos essenciais e começa a armazenar gordura para poder usar na metabolização da energia que precisamos para realizar as tarefas diárias, isso ocasiona o terrível efeito sanfona.

Por isso, a melhor recomendação é não fazer dietas muito restritivas, principalmente aquelas que cortam grupos inteiros de alimentos, isso fará perder peso a curto prazo, mas o resultado para o organismo a médio e longo prazos poderá ser muito catastrófico, até mesmo com o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Sempre que conhecer um novo produto, ou alimento que seja apontado como milagroso para o emagrecimento, observe a forma de consumo, e desconfie de tudo que colocar sua saúde em risco, o Goji Berry ajuda a perder peso mas não deve ser consumido em excesso para não prejudicar outras funções do organismo.

Conheça os principais benefícios do Goji Berry

A principal potencialidade da fruta está na quantidade de Vitamina C que possui. Apenas 100 gramas do alimento possuem 50 vezes mais dessa vitamina do que uma laranja. Além de fazer com que gripes e resfriados se curem mais rapidamente, esse elemento também ajuda a melhorar a imunidade do organismo e é um agente poderoso na absorção do ferro, previne a ocorrência de derrames e possui efeito antioxidante.

O Goji Berry também possui grande quantidade de carotenóides que ajudam a melhorar a condição da pele e da visão. É o mesmo elemento presente na cenoura que é muito usada para melhorar a condição dos olhos e está presente em produtos para bronzeamento. Comer o Goji poderá fazer com que a pele fique mais resistente aos raios ultravioleta.

É também um grande concentrador de vitaminas do Complexo B. A vitamina B1 ajuda a melhorar o sistema nervoso, cardíaco e muscular e é participante ativa na metabolização da glicose pelo organismo. A B2 é eficiente em prevenir a formação de tumores e ajuda a proteger as doenças cardiovasculares.

A vitamina B6 degrada a homocisteína que é uma potencializadora de doenças do coração. Também ajuda a metabolizar carboidratos, proteínas e lipídeos, sendo produtora da serotonina e epinefrina conhecidas pela sensação de bem estar que provocam.

A fruta contém 19 aminoácidos inclusive os 8 que são essenciais e que não conseguimos produzir naturalmente, dependendo dos alimentos para conseguirmos. Esses elementos são fundamentais na manipulação da massa muscular, tecidos importantes, proteínas e na formação das células.

Possui 21 minerais que têm suas funções relacionadas com a manutenção do equilíbrio dos eletrólitos no organismo, ajudam a manter a pressão fora e dentro das células e protege o corpo contra uma infinidade de doenças. O Germânio é um dos minerais que constituem o Goji berry e é conhecido por sua ação anticancerígena.

Além de todos esses elementos a fruta também tem beta-sisterol que é um anti inflamatório e cyperone que beneficia a pressão do sangue e o coração, e fisalina que é muito importante no tratamento das hepatites B e C. Betaína que é usada na produção de colina que forma o fosfolipídeos que estão presentes nas membranas das células.

Por último, mas não menos importante, Goji Berry possui polissacarídeos, as beta-glucanas que são agentes que modificam a resposta da imunidade do nosso corpo quando somos atacados por uma infecção.

Como consumir a fruta Goji Berry

A fruta é encontrada nas formas desidratada e em cápsulas, e existem alguns complementos que ainda não têm estudos que comprovem sua eficácia, de qualquer forma é possível incorporar facilmente o Goji Berry na alimentação diária.

Assim como os suplementos, o chá da fruta não tem uma comprovação científica de potencialidades, porém pode ser reunido a outros elementos como o limão e outras ervas que são promotoras da eliminação de peso.

É possível incorporar a fruta em saladas, doces e molhos tomando apenas o cuidado de manter a dose diária controlada, para não haver super consumo e prejudicar a saúde. Também dá para fazer suco com a fruta e usa-la como composição em vários outros pratos.

A forma comercial mais encontrada para consumo, é em forma de cápsulas e algumas fórmulas incluem a conjugação de outros elementos que ajudam a perder peso. O fruto é vendido desidratado e, como falamos acima, pode ser consumido juntamente com os alimentos comuns do dia a dia.